Os terpenos canábicos são substâncias presentes na planta canábis, considerados metabólicos secundários, responsáveis por conferir cheiro e sabor.
Este tipo de substância está envolvida numa série de processos metabólicos do nosso corpo, podendo encontrá-la em quase todas as partes de um vegetal, como flores, sementes, raízes, da mesma foram que em algas ou musgos.
A principal função dos terpenos nas plantas é facultar o cheiro e sabor, um exemplo disso é o odor cítrico que provem de frutas como a laranja e o limão quando cortadas.
Os terpenos, de modo geral, são acionados em situações de stress crítico, desta forma, a produção de terpenos é uma espécie de resposta da planta, utilizando-os como proteção de sementes e frutos de agentes externos ou situações adversas.
Existem vários tipos de terpenos canábicos, onde este tipo de metabólico se diferencia dos primários, responsáveis diretos pelo crescimento de uma planta, regulando o metabolismo e absorção de nutrientes, cada qual com propriedades e aromas distintos.
Mirceno
É o terpeno mais abundante nas plantas de canábis, encontrado em espécies como o pinheiro, manjericão ou manga.
O cheiro do Mirceno é um misto de amargo com cítrico, obtido facilmente devido às suas propriedades terapêuticas pela indústria química e alimentar.
Além disso este terpeno é considerado um potencial antibacteriano, que auxilia a reduzir as insónias e espasmos musculares.
Limoneno
É o terpeno característico das frutas cítricas, entre as quais o limão, laranja e tangerina.
O Limoneno é utilizado pela indústria química sobre diversos produtos como detergentes ou até mesmo óleos corporais.
É também utilizado pela indústria alimental como aromatizante, além de ter várias propriedades medicinais.
Este terpeno é também encontrado na planta canábis e quando associado a outros terpenos promove alguns benefícios para a saúde como a diminuição do refluxo gástrico, equilíbrio do humor ou alívio do stress.
Linalol
É considerado o terpeno de aroma mais agradável, sendo este bastante utilizado pela indústria alimentar.
O Linalol é encontrado abundantemente em frutos e plantas como o manjericão, uva, louro, menta e alecrim.
Com aroma cítrico e um toque de lavanda, este terpeno tem propriedades medicinais, como antidepressivo e analgésico, além de ser um poderoso sedativo.
Para concluir, a principal utilidade dos terpenos canábicos é atuar como modeladores e potencializadores dos benefícios terapêuticos esperados nos tratamentos com CBD.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!