CBG: O que é e como atua?

CBG: O que é e como atua?

20 de May, 2024Tabu CBD

O CBG, ou canabigerol, é um canabinóide presente em pequenas quantidades na planta de cânhamo. É a molécula precursora de outros canabinóides, o que significa que quando o CBG-A (a forma ácida e inativa) é aquecido, decompõe-se para formar compostos como o CBD, o CBG, o CBC e o THC.

Uma vez que o CBG constitui aproximadamente 1% da planta de cânhamo, é difícil obter quantidades suficientes para uma pesquisa alargada. De facto, embora os investigadores acreditem que o CBG possa ter milhares de anos, o nosso conhecimento sobre a sua composição e utilizações medicinais é ainda muito limitado.

Como mencionado acima, a investigação sobre o CBG é bastante limitada. No entanto, alguns estudos sugerem que o canabinóide pode ter certos benefícios medicinais. Algumas das patologias de saúde que estão atualmente a ser estudadas em conjunto com a utilização de CBG são:

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL (DII) E COLITE - O síndrome do intestino irritável e a colite são doenças que causam inflamação e úlceras ao longo do revestimento interno do intestino grosso (cólon) e do reto. O CBG pode ajudar a aliviar os sintomas de dor da colite. Por outro lado, os doentes com DII registam melhorias nas seguintes condições após a utilização de CBG: dor abdominal, cãibras, falta de apetite, diarreia, perda de peso e náuseas. No entanto, o efeito isolado do CBG sobre estes sintomas precisa de ser mais explorado.

GLAUCOMA E PRESSÃO INTRAOCULAR - O glaucoma é uma doença ocular que pode danificar o nervo ótico, frequentemente causada por uma pressão anormalmente elevada no olho (pressão intraocular). De acordo com dois estudos realizados em 1990 e 2008, respetivamente, o CBG e os canabinóides relacionados podem ser parcialmente responsáveis pela redução da intensidade do glaucoma e da pressão intraocular. Isto pode ter implicações extremamente positivas, porque enquanto os pacientes utilizam atualmente o THC para controlar o glaucoma, o CBG oferece uma solução sem efeitos intoxicantes.

INFECÇÕES BACTERIANAS - O MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina) é uma infeção bacteriana potencialmente fatal que é resistente à meticilina, um antibiótico comum. Um estudo de 2008 mostrou que o CBG poderia servir como um agente antibacteriano promissor capaz de tornar ineficazes as bactérias resistentes aos medicamentos.

Concluindo, O CBG é um composto não psicoativo e precursor dos populares canabinóides CBD e THC e possui vários efeitos terapêuticos, onde a consciência sobre o facto de o CBG ser 100% livre de THC, está a aumentar e, por conseguinte, a sua aplicabilidade está a generalizar-se em pacientes em tratamento.

Mais Artigos

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados